PPGIBA | (92) 99181-1422 |

O Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada (PPGIBA/UFAM) ofereceu o Curso de Sepse, com o Professor Doutor Fernando de Queiroz Cunha, da Faculdade de Medicina da USP-Ribeirão Preto. O evento ocorreu em dois dias, no Auditório do PPGIBA: em 14 de agosto de 2017, das 14 às 17h; e em 15 de agosto de 2017, das 9 às 12h e das 14 às 17h.

 

 

 

 

Além disso, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), foi realizada, no dia 16 de agosto, às 14h, no Auditório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), Setor Sul do Campus, a Aula Magna dos Programas de Pós-Graduações da UFAM, período 2017/2. O professor Fernando Cunha proferiu a palestra intitulada "O papel da ciência básica para o desenvolvimento tecnológico".

No dia 22 de junho de 2017, às 17h, houve a inauguração oficial do Prédio das Pós-graduações do ICB/FCA, do qual o Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada (PPGIBA/UFAM) faz parte.

O evento contou a presença dos atuais gestores da Universidade Federal do Amazonas – a Magnífica Reitora, Professora Doutora Márcia Perales Mendes Silva; o Vice-reitor, Professor Doutor Hedinaldo Narciso Lima; a Diretora do ICB, Professora Doutora Sônia Maria da Silva Carvalho; o Prefeito do Campus Universitário, Professor Doutor Atlas Augusto Bacelar, o Vice-coordenador do PPGIBA, Professor Doutor José Wilson do Nascimento Corrêa, entre outros servidores.

 

 

 

 

 

Ocorreu na manhã de hoje, 16/5/2017, no Auditório do PPGIBA, a Aula Magna de abertura da disciplina Metodologia da Pesquisa 2017. O evento foi desenvolvido pelo Prof. Dr. João Bosco Lopes Botelho, com a palestra intitulada “A invenção do método”, que tratou de aspectos e de eventos históricos do método científico.

O Prof. João Bosco Lopes Botelho é graduado em Medicina em 1972 pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); especializou-se em Cirurgia de Cabeça e Pescoço pela PUC-RJ em 1973; e, em seguida, no ano de 1974, em Estomatologia e Cancerologia pela mesma Instituição. Concluiu Doutorado em Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial na Universidade de Paris VI (Universidade Pierre et Marie Currie) em 1981. Concluiu Pós-Doutorado em 1994 pela Universidade de Paris VII (Universidade Denis Diderot). No ano de 1999 obteve título de Livre Docente em Otorrinolaringologia pela Fundação Dom André Acoverde (Rio de Janeiro); e, em 2011, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Paul Sebatier, Toulouse. Ainda é membro da Academia Nacional de Cirurgia da França desde 2013 e Emérito do Colégio Brasileiro de Cirurgiões desde 2014. É professor titular aposentado orientador dos programas de Mestrado e de Doutorado em Biotecnologia da UFAM. Ao longo da carreira, acumula diversas premiações, entre as quais a Medalha da Universidade do Porto; Medalha Frans Escher da Sociedade Suíça de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial; e Prêmio da Sociedade Francesa de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Entre as contribuições mais importantes, destaca-se a técnica cirúrgica que leva seu nome, conhecida como “Incisão em U de Botelho”, desenvolvida especialmente para tratamento cirúrgico dos bócios de grande volume.

Veja abaixo imagens do evento.

 

 

 

 

 

 

O discente da turma de Mestrado 2016-1 José do Espírito Santo Júnior apresentou à banca examinadora o seu plano de dissertação intitulado “Variante do gene TREM1 em indivíduos com Leishmaniose cutânea no Estado do Amazonas, Brasil”.

O evento ocorreu no Auditório do PPGIBA/UFAM, no dia 27 de abril de 2017, às 9h30 da manhã.

A banca de qualificação foi composta pelos Professores Doutores Felipe Gomes Naveca, Adriana Malheiro Alle Marie e James Lee Crainey. 

 

 

O Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada (PPGIBA/UFAM) ofereceu aos alunos do Programa e de outras Pós-Graduações a palestra intitulada "Vias alternativas para formação de óxido nítrico: nitrato-nitrito-NO-cGMP".

O palestrante foi o Prof. Dr. Marcelo Freitas Montenegro, e o evento ocorreu no dia 26 de abril de 2017, quarta-feira, às 14h, no Auditório do PPGIBA/UFAM.

O Prof. Dr. Marcelo Freitas Montenegro tem graduação em Farmácia pela Nilton Lins; Mestrado e Doutorado em Farmacologia na FMRP-USP; realizou treinamento na área de NO, no NIH, em 2008, como parte das atividades de seu Doutorado; tem Pós-Doutorado na USP, onde começou a estudar o óxido nítrico, que é sua linha de pesquisa atual.

Tem Pós-Doutorado na Emory University, em Atlanta, EUA; foi pesquisador associado na University of Pittsburgh Medical Center, na Pensilvânia, EUA, local em que obteve sua primeira posição de faculty; logo após, foi convidado a se mudar para o Instituto Karolinska, na Suécia, onde atualmente é pesquisador.

Seu maior interesse de pesquisa é procurar descrever uma via alternativa à via enzimática clássica de formação de NO, já que o nome descrito e atualmente aceito é via nitrato-nitrito-NO-cGMP; também tem interesse no desenvolvimento de novos métodos para determinação de NO.

Aprovou projetos de pesquisa no Brasil, nos EUA e agora na União Europeia e na Suécia; publicou mais de 30 artigos científicos em revistas indexadas – alguns de alto impacto; recentemente foi agraciado com o Young Investigator Award, da Free Radical Society, pelo seu último estudo.

 

Veja abaixo imagens da palestra!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PPGIBA | (92) 9181-1422 / 3305-4035 |