PPGIBA | (92) 99181-1422 |

Clique aqui para acessar a Grade Curricular atualizada do Mestrado do PPGIBA/UFAM

Clique aqui para acessar a Grade Curricular atualizada do Doutorado do PPGIBA/UFAM

 

As disciplinas são oferecidas semestralmente, compostas por disciplinas obrigatórias e eletivas (optativas). As disciplinas são elencadas para que abordem temas atualizados nas duas grandes áreas de concentração do Programa, preparando os pós-graduandos para atuarem na investigação científica e na docência, assim como para extensão. Os alunos de Doutorado, ao fim do curso, serão capazes de conduzir projetos institucionais e liderar grupos de pesquisa, nas áreas do Programa ou em áreas afins.


As disciplinas obrigatórias são constituídas por: a) disciplinas que abordam os temas das áreas de concentração, os quais caracterizam o Programa; e b) disciplinas que preparam o discente para atuar na pesquisa e no ensino.


As disciplinas optativas abordam temas das linhas de pesquisa inseridas nas áreas de concentração do Programa, permitindo que os discentes, em consonância com o orientador, selecionem as disciplinas que possam contribuir para o projeto de dissertação ou de tese e disciplinas com temáticas que complementem a formação do mestre e do doutor.
A integração com os grupos experientes na UFAM em cursos para ensino a distância tem sido incentivada aos docentes e discentes, considerando as distâncias geográficas existentes no próprio Estado do Amazonas, em que as principais vias de acesso aos municípios são as fluviais.


Atualmente, tem-se pensado em inserir cursos de curta duração (verão) para alunos de graduação, com participação dos estudantes do Mestrado e Doutorado, contendo aulas teóricas e práticas. Esses cursos devem ocorrer a partir de 2016 ou no início de 2017, com o intuito de melhorar a formação dos discentes do Programa e promover a interação destes com a comunidade acadêmica.

 

Em 2014, houve a inclusão de avaliações de acompanhamento dos projetos desenvolvidos pelos pós-graduandos, com a participação de docentes externos ao PPGIBA. No ano seguinte, em 2015, como ação inovadora, os pesquisadores seniores passaram a agendar reuniões com os discentes e docentes, a fim de discutir os projetos a serem desenvolvidos durante o Mestrado ou Doutorado para darem maior fluidez às pesquisas. Reuniões foram feitas, como uma pré-avaliação dos projetos,sempre alguns meses antes do exame de qualificação, permitindo ampla discussão entre professores e discentes.


Em 2015, foram ministradas palestras de prática de escrita de artigo científico e curso de elaboração de projetos, juntamente com a ação proposta pela UFAM do Programa "Vamos Publicar". Outra disciplina que tem sido ministrada com sucesso, elaborada por um professor do PPGIBA, é “Art of Reading a Paper”, que trabalha a interpretação de artigos científicos em inglês.


Em 2016, novas propostas e planejamento estratégico estão sendo feitos, de forma a melhorar a qualificação dos discentes, a qualidade dos projetos e reduzir o tempo de defesa, hoje com média de 30 meses. Dentre essas ações, podemos citar novo curso de elaboração de projetos, acompanhamento dos discentes pelos professores do Programa durante as disciplinas Seminários I e II, novos cursos de elaboração e escrita de artigos científicos, assim como outras atividades que possam subsidiar o acompanhamento dos discentes ao longo do desenvolvimento de suas dissertações.

 

Considerando a boa experiência quanto às palestras ministradas em 2014 pelos professores da UFAM, responsáveis ou que atuam diretamente em cursos de ensino a distância (EAD), a Coordenação do Programa estabeleceu uma parceria com esses docentes da UFAM, a fim de tornar o ensino a distância uma disciplina optativa, o que foi consolidado em 2015 e inserido em 2016 na grade curricular do PPGIBA.

PPGIBA | (92) 9181-1422 / 3305-4035 |