PPGIBA | (92) 99181-1422 |

O Programa de Pós-Graduação “Stricto Sensu” em Imunologia Básica e Aplicada (PPGIBA), do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Universidade Federal do Amazonas, com sede em Manaus-AM, está em local estratégico para atender à demanda de candidatos à pós-graduação, oriundos dos municípios do Estado do Amazonas e também de outros estados da Região Norte, pois é o único Programa de Imunologia dos cinco existentes da área de Ciências Biológicas III da CAPES nessa região. O curso de Mestrado do PPGIBA foi recomendado em 2008 pela CAPES e iniciou suas atividades em março de 2009, com duas áreas de concentração: 1) Imunologia básica e aplicada e 2) Biologia de agentes patogênicos. Desde essa data formou 42 mestres, que estão atuando, prioritariamente em atividades de docência e em pesquisa, nas instituições públicas e particulares das áreas das ciências biológicas e da saúde. O novo curso de Doutorado em Imunologia Básica e Aplicada, recomendado pela CAPES em dezembro de 2013, iniciou suas atividades oficiais a partir de março de 2014, com abertura do edital de seleção no formato de fluxo contínuo (de março a novembro de 2014); e nessa seleção foram aprovados seis pós-graduando de Doutorado. Em 2015, novos alunos ingressaram no curso de Doutorado, de modo que atualmente dez alunos estão com Doutorado em andamento, cursando disciplinas e desenvolvendo suas atividades de pesquisa nos laboratórios vinculados ao PPGIBA.


As atividades do PPGIBA, tanto de Mestrado quanto de Doutorado, estão sendo realizadas nas instalações do Programa, no Bloco das Pós-graduações do ICB/FCA. Dois laboratórios foram equipados para receber professores e alunos do Programa e estão sendo amplamente utilizados, como apoio para os professores que ainda não tinham sua infraestrutura. Houve apoio fundamental da UFAM e também dos docentes das instituições parceiras, a citar: Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM), Instituto Leônidas e Maria Deane da Fundação Oswaldo Cruz (ILMD-Fiocruz/AM), Universidade de São Paulo-USP de Ribeirão Preto, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-DHVD), Fundação Centro de Controle de Oncologia (FCECON) e Instituto de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (IDTVAM). Além disso, a maioria dos egressos de Mestrado do PPGIBA estão atuando profissionalmente nessas Instituições supracitadas.


Vale ressaltar que o PPGIBA recebe apoio financeiro importante para os projetos de pesquisa, treinamentos (e estágios), participação em eventos científicos e concessões de bolsas de Mestrado e Doutorado da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM, CAPES e CNPq, contribuindo de forma promissora para que o ensino e a pesquisa no Amazonas, nas áreas de conhecimento do PPGIBA, possam de fato alavancar e, consequentemente, formar profissionais de qualidade.


A Coordenação do PPGIBA, em 2014, submeteu um projeto para o Edital da FAPEAM pelo Programa Estratégico de Ciência, Tecnologia & Inovação para os Programas de Pós-Graduação do Estado do Amazonas – PECTI/AM-PG. Esse projeto foi aprovado e favoreceu a vinda de três pesquisadores seniores para o Programa, que atuaram juntamente com os docentes e discentes do PPGIBA. Dentre as diversas atividades exercidas por esses professores, podemos citar o curso de elaboração de projeto, curso de elaboração e escrita de artigos científicos, discussão de projetos com docentes e discentes e reuniões de acompanhamento dos alunos. Com a vinda dos pesquisadores seniores, foi possível fortalecer, consolidar e implantar pesquisas, tecnologias e/ou inovações que foram fundamentais para a melhor formação de recursos humanos, além da criação de novas linhas de pesquisa, fortalecimento das linhas existentes e ampliação na produção científica dos docentes e discentes do PPGIBA. Outros pesquisadores convidados também atuaram de forma importante na consolidação do PPGIBA, ministrando cursos ou participando de bancas, o que levou ao estabelecimento de parcerias fundamentais para o desenvolvimento e a melhoria dos projetos executados por nossos docentes e discentes. Esses pesquisadores disponibilizaram seus laboratórios para fornecer treinamento e desenvolvimento de projetos, o que tem melhorado a qualidade das pesquisas desenvolvidas pelos docentes e discentes do PPGIBA.


A parceria com a USP de Ribeirão Preto tem sido fundamental no desenvolvimento do Programa, uma vez que muitos alunos têm desenvolvido boa parte de suas pesquisas nas instalações daquela instituição.


Outro ponto importante de se destacar é a vinda de alunos de outros estados da Região Norte para cursarem o Mestrado ou Doutorado no PPGIBA. Nesse contexto, sem dúvida, a inserção do PPGIBA na Região Norte tem sido de suma importância, considerando que necessitamos de profissionais qualificados para atuarem na docência e na pesquisa.

PPGIBA | (92) 9181-1422 / 3305-4035 |