Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Estrutura física
Início do conteúdo da página

Estrutura física

Publicado: Quarta, 22 de Abril de 2020, 11h30 | Última atualização em Quarta, 22 de Abril de 2020, 14h29 | Acessos: 225

Laboratórios

 

O Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada dispõe de Laboratórios na UFAM, no prédio das Pós-graduações do Instituto de Ciências Biológicas da UFAM, e também recebe apoio fundamental de Instituições de pesquisa parceiras.

 

Investimento em infraestrutura 2019

 

1 - Projeto de Apoio ao Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada - Implementação e Adequação do Laboratório de Experimentação Animal, Edital: RESOLUÇÃO n.o 002/2016 - POSGRAD 2017 – Coordenador/Auxílio Financeiro, Valor Financiado R$ 29.750,40 – Instalação de Sistema de Ventilação/Exaustão para RACKS Ventiladas, Divisórias, Climatização etc. Com esse investimento, o PPGIBA contou com a reforma, no período do 2.o Semestre de 2019, do Laboratório de Experimentação Animal, completamente de alto nível em modalidade multiusuário.

 

2 - Implementação da Plataforma de Estudos de Metabólitos Aplicados à Imunologia – Aprovado como Subprojeto do Projeto Institucional da UFAM, Edital FINEP Institucional para Equipamentos 2018, para compra e instalação de Leitora ThermoFisher Multimodal (Espectroscopia, Luminesfência, Fluorescência), com cultura em tempo real e central de gases conectada, Laboratório de Imunologia e Doenças Infecciosas.

 

 Infraestrutura instalada

 

  1. Laboratórios do Instituto de Ciências Biológicas (ICB/UFAM)

 

1.1.      Laboratórios Didáticos

 

Atualmente, mantemos em modalidade multiusuário (1) o Laboratório de Imunologia e Doenças Infecciosas (IDI); e segue em estruturação o (2) Laboratório de Experimentação Animal, que já está equipado com gabinetes ventilados e climatização, aguardando a instalação de sistema de ventilação e reformas estruturais para a recepção dos animais de experimentação provenientes do Biotério Central ou de outras instituições. Por meio de Projeto enviado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) pelo Programa POSGRAD 2018, o PPGIBA captou recursos para a instalação, adaptação e melhoria definitiva do Laboratório de Experimentação Animal em 2019.

 

Esses espaços estão disponíveis exclusivamente para os cursos e disciplinas do PPGIBA, e têm sido constantemente utilizados pelos professores e alunos, além de fornecerem espaços multiusuários dentro do PPGIBA para a realização de pesquisas. Nesses laboratórios, há equipamentos adquiridos por meio de projetos de pesquisa individuais dos docentes do Programa e que estão disponíveis de modo compartilhado para as atividades didáticas e de pesquisa.

 

1.2.      Laboratórios de Pesquisa

 

Os professores do PPGIBA são responsáveis por laboratórios do ICB que são utilizados para as pesquisas científicas na pós-graduação e na graduação:

 

1.2.1. Laboratório de Imunologia e Doenças infecciosas, constituído por equipamentos para realização de procedimentos em técnicas de Biologia Molecular: 1 Termociclador, 2 Centrífugas, 1 Geladeira e 1 Freezer -20ºC, Sistema de eletroforese horizontal e fotodocumentação. Há também equipamentos para realizar ensaios de ELISA 1, espectrofotômetro para placa e sistema de lavagem.

 

1.2.2. Laboratório de Imunologia Celular: apresenta toda a infraestrutura para manipulação e cultivo celular.

1.2.3. Laboratório de Imunologia de Animais Aquáticos: este espaço é reservado para a pesquisa de Imunologia comparada, no qual é estudada a resposta imune de animais aquáticos.

1.2.4. Laboratório de Histologia Funcional: mantém equipamentos necessários para o processamento, a marcação e a captura de imagens histológicas.

1.2.5. Laboratório de Farmacologia Experimental: dispõe de equipamentos para estudos in vivo como sistema de reatividade vascular para grandes vasos, pletismógrafo de cauda para registro de pressão arterial indireta, sistema para aquisição de pressão arterial direta, gaiolas metabólicas e fotômetro de chama.

1.2.6. Laboratórios multidisciplinares do Centro de Apoio Multidisciplinar – CAM  – da UFAM: os laboratórios do CAM estão localizados na mesma unidade da Pós-graduação, no ICB. Esses laboratórios estão muito bem equipados para realização de procedimentos de Biologia Molecular e de Proteômica; dispõem de sequenciadores de DNA, Termocicladores, PCR em Tempo Real,  HPLC, Microscópios, Cabines de segurança, dentre outros equipamento. Tais equipamentos são disponibilizados para uso dos docentes e discentes de diversos programas de pós-graduação.

 

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas e a Faculdade de Medicina da UFAM também participam ativamente colaborando com o PPGIBA. Os docentes dessas Faculdades são parceiros fundamentais nas pesquisas científicas e também nas ministração de disciplinas.

 

Observação: todos os ambientes descritos estão com rede de Internet disponível para os docentes e discentes, principalmente para acesso aos periódicos.

 

1.3 Núcleos de Apoio à Pesquisa

 

Após a formação da primeira turma de especialistas em Pesquisa Clínica a partir de colaboração com a Harvard. T.H. Chan School of Public Heath (Veja internacionalização), em 2019, a Coordenação tem articulado o início do Núcleo de Pesquisa Translacional e Ensaios Clínicos, dando suporte ao desenvolvimento da pesquisa clínica de alto nível, com vistas a proporcionar ao PPGIBA a continuidade de pesquisas básicas de mecanismos imunes e alvos moleculares, além de possibilitar no futuro o estudo de novos fármacos.

 

  1. Infraestrutura das Instituições Parceiras

 

Muitos docentes permanentes e colaboradores do PPGIBA desenvolvem projetos de pesquisa nas instituições parceiras e utilizam a infraestrutura de tais locais para realização de experimentação e para a orientação de teses e dissertações.

 

2.1.      Instituto Leônidas e Maria Deane-ILMD, FIOCRUZ-AM.

 

Este Instituto coopera de forma contínua com o Programa, permitindo a realização de vários projetos de pesquisa desenvolvidos por docentes e discentes do PPGIBA. Inclusive permite a utilização de salas de aulas e do auditório para ministração de disciplinas, cursos e defesas vinculadas ao Programa. O serviço fundamental oferecido pelo ILMD para o PPGIBA são as plataformas de pesquisa, em que há um Laboratório Multiusuário devidamente equipado onde se podem realizar procedimentos técnicos de: a) Citometria de fluxo, b) Proteômica, c) PCR em tempo Real e d) Eletroforese. Esse Instituto mantém linhas de pesquisa consolidadas nas áreas de Virologia, Microbiologia Clínica, Biotecnologia (com produção de kits rápidos de diagnóstico para diversas doenças infecciosas), Imunologia da Malária, dentre outras linhas de impacto para o contexto da Região Amazônica.

 

2.2.      Fundação de Hemoterapia e Hematologia do Amazonas – FHEMOAM.

 

A Fundação do Governo do Estado faz atendimento ao público de rotina para doação de sangue e medula óssea, assim como os atendimentos ambulatoriais aos pacientes com doenças hematológicas. Além disso, tem tradição em pesquisa científica, e por esse motivo coopera fortemente com o PPGIBA, permitindo a utilização dos laboratórios por docentes e discentes do Programa. A FHEMOAM sempre colabora permitindo o uso do seu auditório, equipado com capacidade para receber 150 participantes, e de salas de aulas, assim como salas multiusuários, com 10 computadores com acesso à Internet.

O HEMOAM disponibiliza três laboratórios bem equipados: Laboratório Multidisciplinar de Pesquisa; Laboratório de Terapia Celular, no qual se encontra o microscópio de fluorescência e Citômetro de fluxo Facscalibur BD1; Laboratório Genômica, com um Sequenciador de Nova Geração – MiSeq Illumina , MicroArray para análise de Expressão Gênica Termociclador, PCR real time, dentre outros.

2.3.      Laboratórios do INPA, FCECON, FMT-HVD. Essas três instituições também desenvolvem pesquisa e colaboram constantemente com o PPGIBA.

 

2.3.1. O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA – coopera com o PPGIBA permitindo o uso do Laboratório de Micobacteriologia, que disponibiliza os equipamentos para os procedimentos de biologia molecular e exames diagnósticos para tuberculose. Há diversos projetos de pesquisa em cooperação com docentes e discentes do Programa, assim como, o pesquisador responsável pelo laboratório colabora com a ministração de aulas em disciplinas do PPGIBA, na área de Agentes patogênicos.

 

2.3.2. Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas – FCECON. Na fundação referência na área de tratamento e pesquisa oncológica, uma docente permanente do PPGIBA, juntamente aos seus discentes, realizam estudos epidemiológicos e análises moleculares de doenças infecciosas associadas  a tumores.

 

2.3.3. Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado-FMT-HVD, que coopera realizando parcerias em projetos de pesquisa e permitindo a utilização dos laboratórios de pesquisa por docentes e discentes do PPGIBA.

 

2.4. A Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto tem cooperado com o PPGIBA desde a criação do Programa, permitindo o uso dos seus laboratórios de pesquisa por docentes e discentes. A participação dos docentes da USP como colaboradores no Programa de Doutorado fortalece o intercâmbio dos discentes para realização de partes dos experimentos dos projetos de dissertação e de tese.

 

Recursos de informática

 

A Universidade Federal do Amazonas disponibiliza, no âmbito da instituição, o acesso on-line a diversos periódicos nacionais e internacionais. Em adição, os laboratórios, salas de aulas e auditórios contam com acesso à Internet wi-fi e a cabo.

O Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada conta com a assessoria do Centro de Processamento de Dados da UFAM em relação à manutenção e à atualização da página do Programa. As informações das atividades do Programa, os editais e suas publicações, formulários, resoluções e Regimento Interno do PPGIBA estão disponíveis e mantidos atualizados no site do Programa. Recentemente, iniciamos a migração da nossa página atual  http://www.ppgiba.ufam.edu.br/ para o layout portal padrão e-gov, com acesso temporário em http://ppgiba.sites.ufam.edu.br/.

 

O Programa conta com um perfil em mídias sociais, Facebook e Instagram. A administração das contas dos perfis é realizada de modo colaborativo pelo secretário administrativo e pelo representante discente. A presença nas mídias sociais possibilita uma maior visibilidade do Programa e a integração com a comunidade tanto local quanto nacional.

 

Fim do conteúdo da página