Objetivos do Programa
Objetivo Geral
Qualificar em nível de Mestrado e Doutorado na área de imunologia profissionais graduados nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde e em áreas afins, de forma que essa qualificação reflita no ensino e pesquisa, preparando esses profissionais para atuarem, principalmente, nas Universidades, Instituições de Pesquisa, Fundações de Saúde e Instituições de Ensino Médio e Fundamental, na Região Norte.
Objetivos Específicos
Formar docentes e pesquisadores qualificados nas áreas de concentração de Imunologia Básica e Aplicada e em Agentes Patogênicos.
Contribuir para a consolidação de grupos de pesquisa para o estudo das respostas imunes induzidas por agentes patogênicos, da relação parasito-hospedeiro e das influências genéticas e ambientais sobre tais respostas.
Bioprospectar moléculas da biodiversidade amazônica ou obtidas por síntese química e/ou formulações farmacêuticas, com influência sobre vias alvo na sinalização celular (inflamação, imunologia de tumores etc.), possibilitando não só o conhecimento da atividade biológica dessas molecular, assim como a proposição de novos fármacos, inovação e geração de patentes.
Contribuir para o entendimento dos mecanismos imunes envolvidos nas patologias tropicais e não tropicais que ocorrem na Região Amazônica, de forma a gerar conhecimentos que poderão auxiliar na busca de tratamentos mais eficazes para essas patologias.
Formar pesquisadores que estudem imunologia comparada, alavancando a compreensão da imunidade de espécies animais da fauna amazônica.
Perfil do egresso
O egresso do Curso de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada deve compreender a fisiologia da resposta imune e a sua singularidade nas doenças infecciosas e parasitárias, inflamatórias, crônicas e degenerativas, assim como dominar as técnicas e os processos de investigação em pesquisa básica e aplicada da imunologia. Além disso, deve estar preparado com formação didática para o ensino da imunologia para atuar no ensino superior e em cursos de pós-graduação. O Programa atende candidatos oriundos dos municípios do Estado do Amazonas e de outros estados da Região Norte, pois é o único Programa de Imunologia da área de Ciências Biológicas III da CAPES nessa Região.
Redes Sociais